terça-feira, 31 de maio de 2011

Mona Lisa Descending a Staircase




Mona Lisa Descending a Staircase é um curta animado (duração de 6:59 min.), de Joan C. Gratz, vencedor do Oscar em 1993.
O filme é uma viagem através da pintura do século XX, onde as imagens se vão metamorfoseando e se transformando nas obras de grandes pintores como Munch, Picasso ou Van Gogh.
A técnica usada na concepção do curta foi uma técnica de stop motion conhecida como "clay painting", desenvolvida pela própria Joan (levou mais de dez anos na criação do filme), e que consiste em colocar a massinha não na construção do boneco, mas numa pintura em superfície plana como se fosse óleo sobre tela. Cada imagem pronta é posteriormente fotografada e em reunião com as outras compõe o filme.
O resultado é excelente, capaz de nos deixar maravilhados perante tamanha criatividade e talento.

E quem lhe entregou o Oscar, imaginem só, foi a Branca de Neve.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dim.





Dim. (duração de 10:18 min.) é uma animação do diretor polonês Marek Skrobecki, de 1992, com música de Mozart. No filme Skrobecki usa dois "fantoches" com proporções humanas reais, um casal que vive de forma rotineira o seu dia a dia, cumprindo religiosamente os mesmos afazeres, encontrando o prazer diário na visita de um amigo que lhes chega todos os dias através da janela.
De caráter existencialista, o filme e sua trilha sonora são capazes de despertar tristeza e emoção.

Se quiser fazer o download do filme clique AQUI ou se quiser assistir no youtube no canal do próprio autor clique AQUI.


domingo, 29 de maio de 2011

Próximo Alvo



Vídeo legendado


Próximo Alvo é um vídeo clip de 2003 (duração de 03:19 min.) da banda punk brasileira Ratos de Porão. A animação é de Didiu Rio Branco que também foi responsável pela criação e direção do curta.

O tema, embora Bin Laden tenha sido morto e Bush já não seja o presidente, é ainda assim bastante atual. Os Ratos de Porão fazem uma música em que se pergunta não só "qual será o próximo alvo na América?" como também "qual será o próximo alvo da América?" , ficando subentendido que os EUA não são de todo inocentes.


sábado, 28 de maio de 2011

The Gruffalo



The Gruffalo é um curta de animação (duração de 27:00), eu diria lindíssimo, nomeado para o Oscar de 2011 (não venceu), dirigido por Jakob Schuh e Max Lang, produzido por Michael Rose e Martin Pope, baseado no livro The Gruffalo de Julia Donaldson e Axel Scheffler. Narra a história de um rato astuto que ao se ver ameaçado inventa um animal a todos os títulos assustador, o Gruffalo. O que ele não sabe é que esse mesmo animal existe e que sua comida preferida é nada mais nada menos que um... rato. Como é que ele se livrará dessa?

Assista. Garanto-lhe que vale a pena.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Out of a Forest




Out of a Forest é um curta (duração de 5:53 min.) de animação em stop motion de Tobias Gundorff Boesen da dinamarquesa The Animation Workshop. Foi filmado nas florestas próximas de Viborg, Dinamarca, e animado por Katrine Kiilerich, Frederik Villumsen, Christophe Peladan e pelo próprio Tobias Gundorff Boesen. A música que acompanha o filme é "Slow Show" da banda The National.
A ideia por trás do curta é excelente, e em bom abono da verdade, mágica.

Deixo abaixo as maquetes e alguns desenhos feitos pelo autor na concepção do Out of a Forest.










Para Chegar até a Lua (Arriving at the Moon)




Este curta (duração de 10:00 min.) brasileiro, embora não estando entre os grandes prêmios de animação, Oscar, Bafta, Anima Mundi, é, em meu entender, muito bom, não só pela sua qualidade gráfica, mas também pela qualidade do seu argumento. Trata-se de um retrato de rara beleza da inocência, o buscar de um objetivo, o buscar de um encontro, o buscar da lua.
Produzido por Diego M. Doimo (participou também de A Traça Teca) e escrito por Jose Guillermo Hiertz recebeu vários prêmios nacionais: Prêmio Especial do Júri no Cine Ceará 2006, Melhor Animação no ANIM!ARTE Festival Brasileiro Estudantil de Animação 2006, Melhor Filme no Curta nas Telas 2006, Melhor Curta - Júri Popular no Festival de Cinema de Ribeirão Preto 2006 e Melhor Animação no Festival Sabbi de Desenho Animado 2006.

"Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência."

Fonte: Youtube


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pixels




Imagine o mundo invadido por criaturas de 8 bits. Imagine Nova Iorque tomada pela brilhante criatividade de Patrick Jean. Pixels é esse retrato, o retrato, a visão que faltava. Alguns, por exemplo, falam em fim do mundo para 2012. Será assim? Não, imagino que não, mas fica o ficcionado transformar de tudo.
Produzido e dirigido por Patrick Jean, direção de fotografia de Matias Boucard, este curta (duração de 2:35 min.) da onemoreproduction já conta com alguns prêmios, entre os quais o de melhor filme animado no Saint Louis Film Festival , o que o torna teoricamente elegível para o Oscar.


Rejected




Se quiser ver em HD, mas sem legenda...



Criado por Don Hertzfeldt em 2000, nomeado para o Oscar em 2001, Rejected ganhou 27 prêmios de animação e em 2004 a considerável distinção de "terceiro melhor curta de sempre". Considerado como sendo non-sense subversivo de primeira qualidade, baseia-se nas obras encomendadas a um animador, rejeitadas pelo seu caráter cada vez mais absurdo e violento, acabando o mundo dos próprios personagens por entrar em colapso.

O filme (duração de 9:22 min.) é feito usando o mínimo de ajuda digital. Normalmente Don Hertzfeldt faz os seus desenhos em papel com uma esferográfica comum e usa câmeras antigas de 16mm ou 35 mm para fotografar os desenhos.

Vozes de Don Hertzfeldt, Robert May e Jennifer Nyholm.

Assista, vai ver que é muito bom.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

Geri´s Game





Este curta (duração de 4:40 min) da Pixar de 1997 (vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 1998) é verdadeiramente uma delícia para os amantes do Xadrez e da animação. Realizado e escrito por Jan Pinkava é um belo retrato da solidão, não deixando por isso de ser bem humorado.




terça-feira, 24 de maio de 2011

One Life



One life é uma animação (duração de 3:34 min) de Corey Hayes com música de Neil Young (old man) que mexe com as nossas emoções. Dizem que na hora da "despedida" revemos toda a nossa vida, os primeiros passos, as paixões, o nascimento de um filho... De teor existencialista, faz e dá que pensar.

Para mim é um dos melhores curtas no aniboom.

Dirigido por Ryan Wilkinson e escrito por Scott Martin.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Heavenly Appeals




Heavenly Appeals é um curta (duração de 2:22 min) bem humorado de David Lisbe, do Ringling College. Imagine que depois de muito tempo no Inferno você tem a possibilidade de ver seu caso reavaliado por um anjo. Será desta que conseguirá seu lugar no céu?
Um trabalho de qualidade, como quase tudo que é feito em Ringling. As expressões faciais dos personagens, por exemplo, estão muito bem conseguidas. Vale a pena assistir.

domingo, 22 de maio de 2011

Do the Evolution



O vídeo da música "Do the Evolution" é uma animação do criador do personagem de quadrinhos Spawn, o canadense Todd McFarlane.
O curta (duração de 3:51 min) narra a "evolução" do mundo e das relações sociais "predatórias", um tanto ironicamente, e mostra que o que mais evoluiu foi a ignorância, opressão e ambição humanas. A evolução que se pretende é a de mentalidades: "Evoluciona!"




sábado, 21 de maio de 2011

Logorama


Logorama - Oscar de melhor curta-metragem de animação. Legendado por RodneiLASouza no Videolog.tv.



Logorama é uma curta (duração de 15:34 min) de animação dirigida por François Alaux, Hervé de Crecy e Ludovic Houplain, de 2009 e vencedora do prêmio Kodak no festival de Cannes desse mesmo ano e do Oscar de melhor curta de animação de 2010.

O filme conta a perseguição de dois policiais bibenduns (logo da Michelin), a Ronald McDonald, o famoso palhaço da McDonalds, suspeito de roubo, numa cidade onde tudo à sua volta se resume a bonecos e logos das marcas que fazem parte das nossas vidas. Ah, se prestar atenção até verá lá o "hiper bom preço".
O desfecho lembra uma das teorias de Karl Marx sobre a evolução do capitalismo, mas melhor mesmo é assistir.



This Way Up



Nomeada para o Oscar de 2009 esta animação (duração de 8:51 min) de Adam Foulkes e Alan Smith, embora não tenha ganho, venceu uma outra dezena de prêmios entre os quais o Uppsala International Short Film Festival, Ottawa International Animation Festival, Palm Springs International Short Film Festival, etc.
A história é a de dois agentes funerários que vão encontrando algumas dificuldades no transporte de um caixão.
Direção de Adam Foulkes e Alan Smith, roteiro dos mesmos e de Christopher O´Reilly.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bottle



Curta metragem (duração de 5:25 min) de Kirsten Lepore em stop motion, conta a história de duas criaturas, uma de neve, outra de areia, separadas pelo oceano e que começam a trocar itens próprios dos seus habitats através de uma garrafa, até que um dia decidem conhecer-se...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

The End



Um espantalho é condenado pelos outros por sua amizade com um pássaro, aguardando sua execução numa cela. Trabalho brilhante dos alunos da Supinfocum, Maxime Leduc, Michel Samreth e Martin Ruyant. Duração de 6:12 min.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Get Out



Relato de uma fobia. Mas não é uma fobia qualquer. Num hospital psiquiátrico o paciente recusa-se a sair. Afinal para que trocar o conforto e bem-estar de que disfruta, e pior, atravessar uma porta? Que medo! A animação (duração de 7:43 min) é 3D, maravilhosa, e o argumento muito bom. O desfecho veja por você mesmo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

The Passenger



Animação (duração de 7:00 min) de Chris Jones (passou oito anos na elaboração da mesma), e em 2006 recebeu o prêmio de melhor curta no Los Angeles International Short Film Festival e no Melbourne International Animation Festival foi premiado como o Melhor Filme Australiano.
Antes de entrar no ônibus "the passenger" é ameaçado por um cachorro. Durante a viagem um peixe a seu lado ganha uma outra forma sempre que ele liga o som. Hum, e que tal uma pequena vingança?
Animação muito boa. Confira!

Pigeon Impossible



Sinopse | Synopsis
"Pigeon Impossible" conta a estória de Walter, um novato agente secreto enfrenta um problema que não foi apresentado em seu treinamento básico: o que fazer quando um pombo curioso fica preso dentro de sua pasta multimilionária, criada para o projeto nuclear do governo americano.

"Pigeon: Impossible" is the tale of Walter, a rookie secret agent faced with a problem seldom covered in basic training: what to do when a curious pigeon gets trapped inside your multi-million dollar, government-issued nuclear briefcase.

Additional Story: Scott Rice, Gopal Bidari | Animators: Jason Lindsay, Adrian Zambrano, Rodney Brunet, Adnan Chatriwala | Models/Textures: Tad Catalano, Jason Nichols, Don DeGrasse, Ousama Itani, Eric Burke | Hair/Cloth: Tad Catalano | Environment Coordinator: Ousama Itani |
Lighting/Rigging: Lucas Martell | Art Director: Belal Hibri | Additional Character Design: Amalia Litsa, Lindsey Villareal, Magnus Skold | Sound Design and Mix: David Bewley, Corey Roberts, 501 Audio | Executive Post Producer:
George O'Dwyer | eQ Artist: Jim Reed | Associate Producer: Gopal Bidari | The Millikin University Jazz Orchestra: Director: Randy Reyman | Engineers: John Scott & Steve Andreas | Mastering: Caleb Willitz | The Austin Wind Symphony Conductor: Patrick Phillips | Vice President: Shelly Eager Engineers: Chris Keyland & Luke Lovett | Videographer: Graham Davidson | Video Playback: Gary Huff | Additional Support Provided by The Austin Film Society

Running time: 6m12s Format: 35mm & HDCam
Color / Stereo Release Date: June 25th, 2009

Fonte: Youtube