quinta-feira, 23 de junho de 2011

Replay




Replay é um curta animado (8:45) da Talantis Films. De Anthony Voisin, Zakaria Boumediane, Fabien Felicite-Zulma e Camille Delmeule, retrata um mundo destruído por armas bio-químicas, onde não é seguro viver sem uma máscara e sem oxigênio. Mas quando uma criança ouve uma gravação que lhe mostra como a Terra havia sido há anos atrás, decide procurar e tentar viver um pouco como nesse passado.
De uma animação excelente e roteiro capaz de nos emocionar, Replay, é uma animação cultuada mundo afora.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

The Balloon




The Balloon é um curta de animação (3:43 min.) de Bum Jim Lee do Ringling College. Conta a história de uma menina que após ser vítima de um acidente se vê confrontada por um palhaço macabro, que fazendo uso de um balão a tenta seduzir, e levar a um destino final.
A visão original do autor em conjunto com uma trilha sonora delicada e instigante fazem deste curta uma obra apreciável.
Como li num comentário postado no canal do youtube onde se encontra este vídeo: "now the people will say when see a person almost dead ... "Ignore the Clown, ignore the clown, run away, can u heart me??!!"


terça-feira, 7 de junho de 2011

A Casa de Pequenos Cubos




A Casa de Pequenos Cubos é um curta animado (12:07 min.) de Kunio Kato, vencedor do Oscar em 2009, deixando a forte concorrência para trás, o caso, por exemplo, de Presto da Pixar.
O filme conta de forma sublime a história de um senhor já de idade avançada que vive solitário numa cidade ao nível do mar. À medida que o nível da água vai subindo ele vê-se obrigado a construir mais e mais para cima, tijolo por tijolo. Um dia, quando da mudança dos móveis, deixa cair o cachimbo no fundo da água e decidido a resgatá-lo faz um mergulho que o levará até ao passado.
São doze minutos repletos de lembranças, nostalgia, capazes de o encantar e emocionar. Kunio Kato consegue neste curta tocar-nos e envolver-nos, fazendo-nos volver no tempo e recordar, também nós, nosso passado.
Vale a pena assistir.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

História Trágica com Final Feliz




História Trágica com Final Feliz é um curta (6:36 min.) animado da portuguesa Regina Pessoa. De 2005, ganhou inclusive o prêmio Annecy, considerado por muitos o Cannes do cinema de animação, é o filme português mais premiado de sempre.
A história é a de uma menina diferente cujo coração bate forte e barulhento, a ponto de incomodar os vizinhos e a ela mesma. Mas com o tempo tudo e todos se acostumam e acabam mesmo por esquecer essa particularidade.
Com uma imagem de grande qualidade e um roteiro também ele muito bom deixa-nos uma mensagem nas entrelinhas, a de que devemos respeitar quem é diferente.


domingo, 5 de junho de 2011

Only




Only é o vídeo clip da banda Nine Inch Nails lançado em 2005 e dirigido pelo cineasta David Fincher. O curta (duração de 4:28 min.) é uma animação digital baseada quase inteiramente em CGI criado pela Digital Domain e mostra vários objetos no escritório de um executivo que ganham vida com a propulsão do som.
O foco principal é o rosto de Trent Reznor no Pin Art que está sobre a mesa.
A música é tão boa quanto o vídeo. Vale a pena assistir!


sábado, 4 de junho de 2011

French Roast



French Roast é um curta animado (duração de 8:18 min.) de Fabrice O. Joubert produzido pela Pumpkin Factory e Bibo Films, nomeado para o Oscar em 2010. Ganhou entre outros prêmios o de Melhor Direção de Arte no Anima Mundi de 2009.
Narra a história de um senhor que se vê sem carteira após ter tomado café num estabelecimento parisiense, e que na falta de uma solução vai tomando café atrás de café o dia todo. Será que alguém vai pagar a sua conta?
De roteiro um tanto fraco, mas muito bem produzido, não deixa de nos dar uma lição de vida: a ajuda vem, por vezes, de quem menos se espera.

Se quiser saber mais sobre o filme visite o blog.



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vincent




Vincent foi o primeiro curta metragem (duração de 5:52 min.) realizado pelo famoso cineasta Tim Burton quando da sua passagem pela Disney. Escrito, realizado, desenhado e dirigido por Tim Burton conta a história de um garoto de sete anos que quer ser como Vincent Price (1911-1993), o conhecido ator de filmes de suspense e terror que, aliás, narra o próprio curta. A história é auto-biográfica (Tim Burton é Vincent Malloy) pois o agora famoso realizador é um admirador confesso de Vincent Price.

De 1982, Vincent é, sem dúvida alguma, um dos grandes clássicos da animação e do stop motion.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Manipulation






O curta Manipulation (duração 6:22 min.) de 1991 foi dirigido pelo animador britânico Daniel Greaves e venceu o Oscar em 1992.
Ele usou a técnica pixilation, uma das mais antigas da animação.
O filme mistura de forma hábil as mãos humanas e o personagem desenhado numa relação conturbada e ao mesmo tempo cômica entre o "criador" e a "criatura". O que dá graça ao curta é a surpresa do inesperado.
Curtam!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Anchored





Anchored é um curta animado de Lindsey Olivares (duração de 2:53 min.), elaborado como sua tese final no Ringling College Art e Design. Com música de Mika narra a história de um casal separado pelo mar. Ela em terra esperando seu amado perdido algures numa embarcação, ele já quase desistindo de se reencontrarem.
A imagem, bem como a história e a ideia dos origamis (segundo um ditado japonês quando alguém faz 1000 origamis seu desejo se realiza), são excelentes, de uma beleza rara.

Se quiser visitar o blog da autora siga este link, ou se quiser ler uma entrevista com Lindsey Olivares siga este outro link. O site dela você encontra AQUI.