quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Les Ventres



Há quem o considere indigesto, quem aprecie a trilha sonora e se admire com a inclusão de Bach nessa temática (e acabe por discordar), quem o julgue de terror e se assuste, quem o ache repetitivo e entediante, de temática abusada e nada inovadora... Também há quem o ache brilhante. Eu escuso-me a pertencer a qualquer um dos grupos. Mas foi boa a impressão e a sensação que me ficou do curta. Achei muito bem trabalhada a trilha sonora, cortes exatos, no momento certo, e me parece que a abordagem do tema, um mundo dominado pelo poder industrial onde os transgênicos ocupam lugar de destaque, foi excepcionalmente bem explorada e adequada. Da minha parte: clap, clap, clap...
Les Ventres (15:23), foi dirigido por Phillippe Grammaticopoulos e participou de diversos festivais de cinema, tais como o anima mundi 2010 e o cinanima 2009, tendo inclusive ganho em Portugal o Prêmio RTP2-Onda Curta.




terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teclopolis



A pouco mais de um mês do Cinanima 2011 na cidade de Espinho, Portugal (entre 7 e 13 de Novembro), trago-lhes o trabalho vencedor no ano transato, Teclopolis, de Javier Mrad da Argentina. Um trabalho que levou mais de dois anos a concluir (percebe-se por que) e que me deixou uma vez mais com o seguinte pensamento: é o melhor stop motion que alguma vez vi.
Melhor ou não, pois isso do ser melhor ou não é sempre bastante relativo, é, sem dúvida, difícil não apreciar a criatividade do autor. Pegar em teclados de computador, "mouses" e num cobertor azul e fazer toda uma cidade, viva, repleta de movimento, e como que numa fábula nos deixar perceptível que é impossível vencer a natureza, é difícil igualar pela sua genialidade e arrojo.
Teclopolis (12:00), do Cancan Club, é um trabalho pra se admirar, ver e rever.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Undo



Undo (2:47) é um curta animado de Marcin Wasko, de 2003. Na película, 3D, onde o corpo e ambiente parecem quase reais, o personagem encontra numa biblioteca um livro peculiar, o livro da sua vida, e é acometido por uma vontade- desfazer algo que aconteceu.
A animação é mais um trabalho de grande qualidade dos poloneses da Platige Image, estúdio responsável por outras obras de relevo, como "Ark" e "Paths of Hate".

Venceu alguns prêmios: Animago 2003 (Alemanha) e Grand Prix 3º internacional DigiTechMedia Workshops da Polônia, para além de ter sido selecionado no Hull Festival Internacional de curtas-metragens e no Raindance Film Festival, ambos de Inglaterra.

Se quiserem dar uma olhada no making of de Undo é só seguir este link.


domingo, 25 de setembro de 2011

Mortys


Mortys é um curta animado (7:12) de Gael Lebègue, Vidal Mathieu, Nicolas Villeneuve e Ness. Produzido pela Bad Kidow Company, é mais um curta francês de ótima qualidade, onde "Mortys" é uma pequena menina, filha (imaginem de quem) da Morte. A pequena sofre com a ausência da mãe por motivos profissionais e resolve dar-lhe uma ajuda. Mas é aí que tudo se complica.

A animação, revestida de uma certa dose de humor, caiu facilmente no goto dos espetadores. O roteiro é bom, inteligente e imaginativo, e a imagem de muita qualidade. Se quiser juntar-se aos fãs de Mortys siga este link.

Assista abaixo ao making of:




sábado, 24 de setembro de 2011

Granny O´Grimms- Sleeping Beauty




Granny O´Grimms- Sleeping Beauty (6:00), é um curta animado de Nicky Phelan e Darragh O´Connell nomeado para o Óscar em 2010 (perdeu para Logorama). Da Brown Bag Films, escrito e dublado por Kathleen O’Rourke, retrata uma senhora de avançada idade, amargurada e revoltada, que conta uma história (a bela adormecida) para sua neta adormecer... Mas ela conta tudo do seu jeito..

.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jojo in the Stars



Jojo in the Stars é o curta animado (12:54) vencedor do Bafta em 2004, criado e dirigido por Marc Craste, e inspirado no tema "Carny" de Nick Cave and The Bad Seeds.
Conta a história de um ser sem nome que admira uma trapezista prateada, Jo Jo. Mas nada será fácil nesse mundo sombrio. Uma história de amor, ciúme e auto-sacrifício, excelente.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Father and Daughter




Father and Daughter, curta animado (9:23) de Michaël Dudok de Wit, vencedor do Óscar em 2001, é um trabalho notável. Sem palavras, usando o movimento, o vai e vem das bicicletas ano após ano, descreve a ânsia de uma menina que vira seu pai perder-se no mar, sendo por muitos interpretado como uma metáfora, onde a despedida do pai não representa senão a sua morte. O reencontro dos dois deixa subentendida a morte da filha e a vida além disso.
Com música de Normand Roger em colaboração com Denis Chartrand, e usando o tema "The Danube Waves" de Iosif Ivanivic, produzido pela CineTé Filmproductie bv e Cloudrunner Ltd, faz parte da Animation Show of the Shows.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Invention of Love





Invention of Love é um curta animado (9:45), baseado na obra de "The Mysterious Explorations of Jasper Morello" de Anthony Lucas, realizado pelo russo Andrey Shushkov entre 2009 e 2010 como trabalho de conclusão de curso na Universidade de Cultura e Arte de San Petersburg.
Com música de Polina Sizova, Anton Melnikov e parte do prelúdio em A, opus 28, nº7, de Frederic Chopin, Invention of Love é, sem dúvida, um trabalho envolvente e deslumbrante, onde a imagem em contraluz resulta esplendorosamente.
No curta produzido pela HHG é explorada a temática do amor num mundo de máquinas e dos mais excêntricos mecanismos onde tudo é artificial, menos as flores.


* Por questões de direitos autorais não postamos aqui o curta. Assista no youtube.



sábado, 10 de setembro de 2011

Meme les Pigeons Vont au Paradis


Meme les Pigeons Vont au Paradis, Even Pigeons Goes To Heaven ou simplesmente "Até os Pombos Vão Para o Céu" ( de referir que a palavra "pigeon" tem no francês um outro sentido, é usada como bobo, pessoa ingênua, fácil de enganar), é um curta animado (8:26) de Samuel Tourneux, produzido pela Buf Companie em 2007. Segundo o próprio diretor, foram necessários 18 meses para produzir a película (trabalhar os sets, SFX, som, luzes, e até mesmo um treinamento nos softwares privados da produtora).
Nomeado para o Óscar em 2008 (perdeu para "Pedro e o Lobo", de Suzie Templeton), conta a história de um senhor idoso a quem um charlatão tenta vender uma máquina que o levará a um lugar no céu.

Venceu em 2007 o prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Le Loup Blanc



Le Loup Blanc é um curta animado (8:04) de Pierre-Luc Granjon, 2006, com música de Timothée Jolly, produzido pela Sacrebleu Productions.
Conta a história de um menino que consegue domar um lobo e cuja grande alegria é montá-lo. Mas um dia seu pai sai para caçar...
Venceu entre outros prêmios, o prêmio do Festival Internacional Cine de Animação Cidade de Espinho, 2007, prêmio do Júri no Cinanima da Horta, 2008, prêmio canal + e GTC no Festival de Annecy.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Big Buck Bunny



Big Buck Bunny (Peach Open Movie ou A Rabbit´s Revenge) é um curta animado (9:57) do Blender Institute, subsidiário da Blender Foundation. Com direção e roteiro de Sacha Goedegebure mostra um dia da vida de Big Buck Bunny em que ele se depara com três roedores (Frank, Rinky e Gamera) que se divertem perturbando os outros animais, arremessando pedras e frutas contra eles. Mas quando eles matam duas borboletas pelas quais Big Buck tem um encanto, o coelho deixa de lado todo seu perfil de bondade e arquitecta um plano de vingança.

Para os interessados fica aqui o link para download do Blender (programa de código aberto para animação, modelagem, composição, edição de vídeo, etc...). Divirtam-se!


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Casa de Máquinas




Casa de Máquinas é um curta animado (4:58) de Maria Leite e Daniel Herthel, de 2007, onde uma chave dá início ao funcionamento de uma complexa estrutura mecânica.
De forma poética e subjectiva mostra-nos como a vida é, repetitiva, consonante, senhora de traçados movimentos e direções e circunstâncias. Numa sociedade cada vez mais mecânica e industrial, onde a máquina substitui o homem, "casa das máquinas" deixa-nos a pensar, leva-nos a intuir que nós mesmos somos cada vez mais um mecanismo dessa poderosa máquina que é a sociedade contemporânea, onde cada um tem um papel, uma função que repete incessável e incansavelmente até ao fim, em nome de uma harmonia global.

Participou de alguns festivais, entre os quais o Festival internacional de curtas de Belo Horizonte, 2008, onde foi distinguido como o melhor curta de Minas Gerais e o Festival internacional de curtas de São Paulo, 2008, onde venceu o prêmio Porta Curtas.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tir Nan Og




Tir Nan Og é um curta animado (4:04) de Fursy Teyssier que explora de forma brilhante, com uma animação lindíssima e uma trilha sonora inspiradora e comovente (the slow wait by the american dollar), o místico mundo da mitologia irlandesa.
Tir Nan Og, "the land of the young", era um lugar paradisíaco habitado por seres sobrenaturais, lugar da eterna juventude e beleza, de felicidade suprema, onde a doença e a morte não existiam.
Lá "os séculos eram contados por minutos, seus habitantes nunca envelheciam, seus prados estavam cobertos por flores eternas e, em lugar de água, pelos rios corria hidromel. Segundo diz a tradição, os guerreiros tinham comidas e bebidas maravilhosas e suas companheiras eram de rara beleza."

Vencedor de festivais como o SehSüchte na Alemanha, Tir Nan Og é sem dúvida um curta animado excelente.

Fontes: Wikipédia e esoterikha.com