sexta-feira, 28 de outubro de 2011

The Kinematograph



The Kinematograph, da Platige Image, dirigido por Tomek Baginski, é um curta animado (12:05) polonês de 2010. Segundo a sinopse distribuída pela própria produtora, Francis é um inventor cuja invenção supostamente irá mudar o mundo, mas ele irá esquecer-se de uma coisa: os sonhos custam sempre muito caro.

Revestido daquela dramaticidade muito própria dos curtas poloneses, The Kinematograph é um trabalho excelente tecnicamente. As maiores qualidades do filme são os movimentos de câmara e a construção dos cenários. A vila onde se desenrola a ação, por exemplo, é muito bem concebida, assim como os ambientes dentro da casa, diferentes um do outro propositadamente, cada espaço se identificando com cada um dos dois personagens.

Podendo entender-se como sendo uma bela homenagem ao cinema, conduz-nos, no entanto, a um fim um pouco estereotipado e/ou previsível. Talvez esse seja o único demérito da película, o de um desfecho quase que adivinhado. Adivinhado, mas ainda assim capaz de comover.

O filme é uma adaptação do livro de Mateusz Skutnik com o mesmo nome e foi um dos pré-selecionados para o óscar de curta animação em 2010. Ganhou entre outros prêmios, o prêmio blogosfera de melhor curta-animado no fantasporto deste ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário